Novos contadores inteligentes: O que são e para que servem?

Os novos contadores inteligentes, ou digitais, são os novos aparelhos de medição de energia elétrica e que fazem parte de um plano de nacional de instalação no mercado livre elétrico.

Estes aparelhos apresentam um conjunto de vantagens para o consumido, já que permitem, por exemplo, o envio de leituras de forma automática, com um maior controlo a nível dos consumos, evitando leituras estimadas e regulando a faturação, baixar o valor da fatura. As alterações contratuais como mudar a potência elétrica ou o ciclo horário, serão possíveis de realizar à distância, através de um serviço de telecomunicações no próprio aparelho.

Quem pode beneficiar destes novos contadores inteligentes?

Todos os locais de consumo onde exista um contrato de eletricidade ativo, irão beneficiar dos novos aparelhos elétricos. O plano englobará todos os consumidores de todas as companhias de eletricidade do mercado. O processo de mudança é válido para todos os comercializadores de luz.

Como se processa a alteração? Como pedir o novo contadores?

A distribuidora de energia, irá efetuar um contacto, por telefone ou através do envio de uma carta, com a indicação da mudança do contador, existindo referência a uma data e hora. O dia da alteração poderá ser ajusatda em função da disponibilidade do cliente.

Mais se informa de que a mudança de contador não têm qualquer custo associado para os consumidores, e qualquer Informação relacionada com os novos contadores inteligentes, devem contactar com o número da distribuidora em Portugal através do 808 100 100.