A Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra é uma instituição com sede na Avenida 1º de Maio, em Unhais da Serra, no concelho da Covilhã. Foi fundada no dia 8 de dezembro de 1904 e teve como primeiro regente Francisco Joaquim Cordeiro.

Apoiados pela população de Unhais da Serra e ensaiando numa casa da família de Almeida Garrett, a Filarmónica Estrela saiu a tocar pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 1904 e tem como padroeira a Nossa Senhora da Conceição.

Conhecendo ao longo da sua caminhada vários regentes e muitas gerações de músicos, a Filarmónica Estrela de Unhais da Serra é a mais antiga representação cultural e recreativa da vila. Já participou em festivais nacionais e internacionais tendo obtido o 1º Prémio no Concurso dedicado ao "Hino da Serra da Estrela", realizado em Manteigas a 7 de agosto de 1977, com letra de Silvestre Gaudêncio e música de Alfredo Valente.

A Filarmónica Estrela, que ao longo da sua existência viveu em casas generosamente cedidas por pessoas amigas, tem há largos anos a sua própria sede. Os seus serviços são maioritariamente realizados no verão, participando em arruadas, missas, procissões e concertos.

A Filarmónica é atualmente composta por 25 músicos, sobre a regência de Rui Fonseca.

Telemóvel: 967 517 908 / 961 354 225

E-mail: filarmonica_estrela@hotmail.com

Site Oficial: www.bandadeunhaisdaserra.blogspot.com