A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O Agrupamento 607 de Unhais da Serra é membro de uma rede de mais de mil estruturas básicas do Corpo Nacional de Escutas, com a função de enquadrar e realizar o Escutismo a nível local (Freguesia). Desde a sua génese, o Escutismo em Unhais da Serra, foi um Movimento de e para os jovens, porquanto a eles se devem os primeiros passos – influenciados é certo por amigos escuteiros de outras localidades – no sentido de congregarem o apoio de alguns adultos e do representante eclesiástico para o projeto de fundar um Agrupamento de Escuteiros na localidade.

Após um ano em processo de formação, tem lugar em 29 de junho de 1980 a oficialização do Agrupamento de Escuteiros de Unhais da Serra - ao qual foi atribuído o nº 607 - com a cerimónia de Promessas/Investiduras de quatro Dirigentes e três Escuteiros. Apesar da sua pequena história, o Agrupamento 607 de Unhais da Serra orgulha-se do trabalho que tem vindo a desenvolver ininterruptamente ao longo de quase quatro décadas, quer com as crianças e os jovens que o integram ou dele já fizeram parte, quer em prol da Comunidade Local onde se insere. Das várias atividades que já desenvolveu e/ou participou, destacam-se pela sua importância: acampamentos de agrupamento e inter-agrupamentos, atividades regionais, nacionais e internacionais, plantações de árvores, "raides", vendas de calendários, festas de Natal, canto das janeiras, animações eucarísticas, dramatizações da "Via Sacra", organização de concertos na Igreja Matriz, noite de fados, arraiais, marchas solidárias, torneios de malha, festivais da canção, peditórios com fins humanitários, presépios ao vivo, etc.

Com os olhos postos no futuro, que acreditamos seja feito de grandes feitos e acontecimentos protagonizados pela "Família Escutista", olhamos no presente para um passado que a todos nos orgulha.

E-mail: geral.607@escutismo.pt