A Associação de Reformados de Unhais da Serra foi fundada em finais da década de 70. Nos primeiros anos, por motivos orgânicos e funcionais, existiu como uma delegação da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Covilhã.
A 10 de julho de 1995 realizou-se uma Assembleia Constituinte na qual se decidiu aprovar os Estatutos e nomear uma comissão instaladora e a 2 de Abril de 1996 a Associação e os Estatutos foram legalizados com a escritura notarial e oficializada através da publicação em Diário da República. A Associação passou então a ser autónoma e adquiriu o direito de fazer parte de algumas organizações, entre as quais a Federação Distrital de Castelo Branco.

De acordo com os Estatutos, a Associação tem como principais objetivos organizar os Reformados para a defesa dos seus interesses coletivos e promover, organizar e apoiar ações conducentes à efetivação dos seus direitos, nomeadamente os previstos na Constituição da República. A Associação tem personalidade jurídica e judicial, prestando um serviço de natureza social e de utilidade pública. Com este intuito a Associação criou e colocou ao serviço público uma biblioteca, promove convívios de formação e informação cultural, recreio e passeios e participa nas atividades regionais e nacionais de carácter reivindicativo, recreativo e cultural.

A Associação tem mais de 200 sócios, podendo adquirir este estatuto pessoas com mais de 18 anos. Um dos objetivos prioritários da Associação de Reformados de Unhais da Serra é obter uma sede própria.

Morada: Rua da Quelha, 6215-687 Unhais da Serra